Busca de Conteúdos


Existem doenças que dão aos trabalhadores o direito de receber a aposentadoria por invalidez.

Esse benefício é concedido para as pessoas que comprovam ter incapacidade permanente para o trabalho em decorrência de uma patologia ou acidente que causou prejuízos irreversíveis.


Após a Emenda Constitucional nº 103 de 2019, que criou a reforma da previdência, a regra geral para

Após a Emenda Constitucional nº 103 de 2019, que criou a reforma da previdência, a regra geral para aposentadoria foi alterada. Passou a valer o regime de aposentadoria por idade, ou seja, essa passou a ser a regra geral para todas as aposentadorias a partir de 13/11/2019, existem exceções para aqueles que se enquadram nas regras de transição e vamos falar no decorrer desse texto.


Revisão da regra favorável: O que e?

Esta modalidade de revisão abrange as aposentadorias prestadas aos segurados que possuem tempo superior de contribuição ao imprescindível no momento de requisição da aposentadoria.


Bloqueio indevido da Aposentadoria

A Lei 13.846/2019 instituiu diversas providências com a finalidade de combater fraudes, dentre elas está o famoso “pente-fino” nas aposentadorias e pensões que se demonstrem irregularidades.


INSS: QUANDO PEDIR A REVISÃO DE BENEFÍCIO? CONFIRA OS CASOS

A revisão consiste na possibilidade que o cidadão tem de pedir ao INSS o reexame do benefício concedido ou da certidão de tempo de contribuição.


Ação trabalhista como fator para a revisão de aposentadoria

Têm direito para pleitear a revisão da aposentadoria todos aqueles segurados que venceram alguma Reclamação Trabalhista.


Recolhimento em atraso pode auxliar na revisão da aposentadoria

Os trabalhadores que realizam atividade remunerada e não têm registro na carteira de trabalho, são considerados contribuintes individuais e possuem direito de pagar o INSS atrasado de qualquer período em que não houve contribuição


ENTENDA COMO A RECISÃO DA PENSÃO CONCEDIDA ENTRE 1995 E 1997 PODE AUXILIAR NA REVISÃO APOSENTADORIA

Os segurados que possuam pensão por morte conferida entre maio de 1995 e dezembro de 1997 sem ter sido aplicada a interpretação adequada da Lei 9.032/95, no qual previa que o valor da pensão seria 100% do salário do benefício, possuem o direito de pleitear a revisão da aposentadoria no Poder Judiciário.


ATIVIDADE RURAL PODE JUSTIFICAR A REVISÃO DA APOSENTADORIA

O tempo trabalhado na atividade rural poderá ser incluído na contagem do tempo de contribuição, antecipando a concessão ou até mesmo elevando o valor da aposentadoria.


Revisão do Artigo 29!

A “revisão do artigo 29” consiste na determinação judicial concedida na Ação Civil Pública na qual determinou o recálculo do valor de alguns benefícios, dentre eles a aposentadoria, aplicando-se a estes o percentual de 80% dos maiores salários de contribuição .


Revisão da aposentadoria

O segurado que ingressar com a solicitação de aposentadoria por invalidez, regra geral, o INSS confere, primeiramente, o auxílio-doença. Desta maneira, após a concessão do referido benefício, este é alterado para aposentadoria por invalidez.


Aposentadoria por invalidez 2020

As mudanças previstas não extinguem a aposentadoria especial, entretanto, traz mudanças significativas para quem for se aposentar nessa modalidade após a reforma da previdência.


INSS: 5 Erros mais cometidos que diminue o valor da sua aposentadoria!

1) Acerto de vínculos no CNIS. Isso acarreta um cálculo errado ou equivocado no seu benefício que pode acarretar uma diminuição no valor do seu benefício


Revisão da vida toda: como aumentar o valor de sua aposentadoria

Tese autorizada pelo STJ permite a inclusão de contribuições anteriores a julho de 1994 no cálculo do valor de benefícios previdenciários. A revisão pode elevar o valor da sua aposentadoria.


Entenda como o tempo de insalubre pode contribuir na revisão da sua APOSENTADORIA!

A atividade insalubre consiste no exercício de funções nas quais os trabalhadores estejam expostos a agentes lesivos à saúde ou que sejam perigosos, conforme definido pela legislação ou jurisprudência.


INSS: 05 Erros mais comedidos

Saiba como evitar erros junto ao INSS


A DEMORA DO INSS

Fez um requerimento administrativo de aposentadoria, auxílio ou benefício, mas o pedido continua “Em Análise” junto ao INSS? Você pode recorrer à justiça para obter a resposta!!!


DEVO ME APOSENTAR ANTES DA REFORMA?

DICA PARA RECEBER O MELHOR BENEFÍCIO: FUJA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO!



CONCEDIDO ADICIONAL DE 25 % PARA APOSENTADOS

STJ decide estender o adicional aos beneficiários que precisam de cuidados diários independentemente do tipo de aposentadoria