APOSENTADORIA E BENEFÍCIOS NEGADOS Obtenha uma análise de seu caso antes de aceitar uma decisão nega


Publicado em 04/04/2021 03:03

Resumo

DEPOIS DE CUMPRIR TODA A JORNADA DE TRABALHO E TEMPO EXIGIDOS PELA LEI, FINALMENTE CHEGOU O MOMENTO DO DESCANSO. NO ENTANTO, O INSS NEGOU O QUE É SEU POR DIREITO. DESCUBRA O QUE FAZER.


Quando o orgão previdenciário analisa um pedido de aposentadoria, o faz vinculado às suas regras internas. Nem sempre essa interpretação leva todos os aspectos únicos do caso com a importância que deveria, apesar de se basear na legislação.

Contudo, é muito comum que a justiça tenha uma visão diferente e acabe concedendo o benefício da aposentadoria após a pessoa recorrer da decisão negativa do órgão.

A seguir, confira alguns exemplos de casos onde é comum que o INSS negue o benefício, mas a justiça discorde da decisão:

  • Trabalhadores rurais: há uma exigência de documentos e provas que dificultam o processo de quem dedicou toda sua vida ao campo e isso faz com que o INSS negue a aposentadoria e benefícios para estas pessoas com frequência;
  • Aposentadoria por invalidez: este benefício é julgado por uma equipe médica que nem sempre conta com um especialista na patologia, lesão ou outra condição do indivíduo, o que acaba gerando uma decisão negativa;
  • Trabalhadores em condição insalubre: por vezes, o INSS se apega a pequenos fatores que parecem diminuir o fator de risco enfrentado pelo trabalhador, como em caso de profissionais expostos a fortes ruídos, mas que usaram proteção auricular. A justiça, por outro lado, tem um olhar mais humano em questões como essa e reconhece melhor o perigo enfrentado durante o trabalho.

Você não deve simplesmente aceitar a negativa sem verificar detalhadamente seu caso. Por isso, há duas opções para recorrer e ter seu direito concedido:

  • Entrar com recurso administrativo
  • Acionar a justiça

AO TER O SEU PEDIDO NEGADO, É IMPORTANTE AGIR DA MANEIRA CORRETA.

UM ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO TEM EXPERTISE PARA LIDAR COM ESSE TIPO DE SITUAÇÃO E PODERÁ ORIENTA-LO DE MANEIRA ADEQUADA.


Deixe o seu comentário

Conteúdos deste Autor

INSS: 05 Erros mais comedidos

MARQUES SOUSA E AMORIM SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Justiça proíbe negativa de plano de Saúde

MARQUES SOUSA E AMORIM SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Saiba mais sobre as implicação na abertura do MEI

MARQUES SOUSA E AMORIM SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Como fica o valor da aposentadoria por invalidez em 2020?

MARQUES SOUSA E AMORIM SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Mostrar mais

Conteúdo Sugerido


Conteúdos Relacionados

Como se precaver da Sonegação Fiscal

Galvão & Silva Advocacia

Penhora na Execução Fiscal

Galvão & Silva Advocacia

Regime Especial de Tributação

Galvão & Silva Advocacia